CadÚnico: Como fazer o Cadastro Único
Para poder participar de qualquer benefício assistencial do Governo Federal é indispensável que a família garanta o seu cadastro no CadÚnico 2024. Quem ainda não fez esse cadastro precisa procurar um centro de assistência social ou a prefeitura da cidade para estar realizando.
Na hora de procurar o atendimento presencial é necessário ter em mãos toda documentação necessária para que o processo de cadastro possa ser realizado com sucesso e o representante da família não precisa retornar em outro momento para poder concluir.
O que é o CadÚnico?
Existem muitos pontos de dúvida quando falamos sobre o que é o CadÚnico, principalmente porque algumas famílias acabam procurando informações na internet e acabam achando que é possível fazer o processo de inscrição também online, mas não é isso que acontece na prática.
O que queremos dizer com isso aqui é que apesar de ter várias informações super importantes que passam instruções relevantes para as famílias, o processo de inscrição ainda não pode ser feito pela internet, mas detalhamos com mais detalhes no tópico específico sobre esse assunto.
Aqui vamos entender um pouco mais sobre o que é o programa cadúnico e como é que você pode fazer parte dele. Abaixo está um resumo geral sobre:
- Trata-se único para programas sociais do Governo Federal
- Ele tem o objetivo de coletar os dados e informações das famílias de baixa renda no Brasil
- A partir do momento em que forma uma base de dados é possível fazer a inclusão dessas famílias em programas de assistência social
Então podemos resumir que o programa nada mais é do que uma maneira de você garantir o seu cadastro para poder acessar programas de assistência social ou redistribuição de renda.
Depois que o cadastro é criado, as famílias conseguem fazer a solicitação de algum tipo de assistência social. Existem vários benefícios do governo federal que utilizam essa base, um dos mais conhecidos é o programa Bolsa Família que virou Auxílio Brasil recentemente.
Quem pode participar do CadÚnico?
Após o entendimento sobre o que é o programa, gostaríamos de entrar um pouco mais nos detalhes sobre quem pode participar do Cadúnico. Essa dúvida costuma ser bastante recorrente, principalmente no que diz respeito aos requisitos, as famílias querem saber se houve alguma alteração ou se elas preenchem o que está sendo solicitado.
Os requisitos são muito importantes e por isso descrevemos no detalhe quais são eles para você poder analisar e saber se tem direito a se inscrever ou não:
- Famílias que possuem uma renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo
- Famílias que possuíam uma renda mensal familiar total de até três salários mínimos.
Os requisitos para participar do cadúnico 2024 olha diretamente a renda familiar da família e por isso que é fundamental que você considere essas informações na hora de buscar o seu cadastro e participar. Caso não tenha o atingimento desses requisitos, não é possível garantir a sua participação.
Como fazer o Cadastro Único?
Nos últimos anos, esse programa vem passando por alterações e isso é totalmente esperado quando falamos de qualquer tipo de procedimento do Governo Federal e que acabam analisando dados e condições específicas de uma parte da sociedade.
Conforme adiantamos no início, as inscrições cadúnico não são realizadas pela internet, isso significa dizer que o representante da família deverá procurar um atendimento presencial para poder realizar.
Essas são as orientações que reservamos para instruí-los sobre como fazer para participar do cadastro único:
- O representante da família deverá procurar o Centro de Referência de Assistência Social também conhecido como CRAS
- Caso não tenha uma unidade CRAS na sua região, procure a prefeitura
- Faça algum contato por telefone antes para tirar dúvidas sobre: horário de funcionamento, documentos, endereço e etc.
- O representante deverá levar a documentação necessária para que a inscrição seja feita
- Não existe nenhum custo para que a inscrição seja feita
Todo processo de entrevista e cadastro pode levar em torno de uma hora para ser feito. São pedidos os documentos de RG, CPF, comprovante de renda e também comprovante de escolaridade dos filhos, caso tenha.
Com esses documentos em mãos, fica mais fácil de permitir o processo de inscrição e entrada nessa base de dados. Depois disso é que os benefícios podem ser solicitados, o primeiro passo é sempre garantir a sua participação nesse cadastramento único.
Importante não confundir o sucesso do cadastro com o recebimento automático de algum benefício. Esse cadastro único 2024 é somente para garantir a coleta das suas informações, depois você pode solicitar algum benefício do governo que utilize esse cadastro como referência.
Muitas famílias costumam fazer um contato telefônico com a prefeitura para tirar dúvidas sobre horário de funcionamento, confirmação dos documentos necessários ou até mesmo agendamento, quando for o caso, então não deixe de fazer o contato você também para levantar todas as informações antes de comparecer ao atendimento.