Bolsa Família vai voltar em 2024 no lugar do Auxílio Brasil?

Com a pandemia foi criado o programa Auxílio Brasil, um pouco diferente dos anos anteriores, onde existia apenas o Bolsa Família. Dessa forma, o que muitas pessoas ficam se perguntando é se com o fim da pandemia irá ter a volta do Bolsa Família ou o programa continuará funcionando com o nome de Auxílio Brasil. Apesar dos dois programas não terem muitas diferenças por si só, é uma coisa que acaba ficando na mente de muitas pessoas visto que nem todo mundo entende quais são as diferenças entre esses dois auxílios. Dessa forma, hoje nós falaremos sobre se o auxílio brasil irá continuar em 2024 e como funcionará

Por isso, se você quer saber mais sobre como fazer sua inscrição e se realmente o Bolsa Família vai continuar em 2024 é só continuar a leitura.

1.1-1

Auxílio Brasil

Agora então, nós iremos falar mais especificamente sobre um programa que existe e que pode ajudar muitas pessoas através da sua existência, que é o Auxilio Brasil. Que para quem não sabe, é um programa que foi reformulado durante a pandemia e com isso acabou virando o Auxílio Brasil como conhecemos hoje, já que anteriormente o programa era o Bolsa Família. Muitas pessoas tem queixas em relação ao Bolsa Família. Isso porque, o valor que era pago na época pelo programa era bastante inferior ao valor que é pago pelo Auxílio Brasil.

Isso se dá principalmente, porque na época que existia apenas o programa Bolsa Família, o que acontecia é que a situação financeira do Brasil era um pouco diferente. Dessa forma, as pessoas precisam menos do auxílio. Assim, com a instituição do Auxílio Brasil, principalmente no meio de uma pandemia, foi visto que existia na verdade uma necessidade muito maior do que se pensava em relação a esse benefício, de modo que o número de pessoas que se inscreveu para conseguir o auxílio superou bastante as expectativas da época. Assim, este programa chegou em boa para os brasileiros.

Além disso, uma questão que o Auxílio Brasil faz que consegue ajudar muitas pessoas é que ele prioriza membros que acabam gastando mais dentro de um orçamento familiar. Isso porque sabemos que crianças de até 6 anos, idosos e gestantes possuem gastos que em geral pessoas comuns de meia idade não possui. Com isso, famílias que possuem esses membros ganham valores adicionais, o que pode ajudar. Além é claro, do pagamento bimestral do vale gás.

1.2-1

Programas do governo

Mas apesar de muito importante para o Brasil, o Auxílio Brasil não é o único programa existente, de modo que existem outros programas que podem acabar ajudando na complementação de renda das pessoas. Mas a regra é clara para qualquer auxílio que a pessoa queira ter, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, de modo que essa é a forma que o governo federal usa para entender qual é a realidade financeira de sua população e dar o benefício ou os benefícios para as pessoas que realmente estão precisando. Além disso, como existe uma etapa de validação, também ocorre a questão de que dessa maneira o governo federal consegue prevenir fraudes.

Entre os outros programas que citamos a existência podemos citar por exemplo, a criação do Vale Gás, que é um benefício colocado junto ao programa Auxílio Brasil, de modo que a parcela do valor é depositada bimestralmente. Além disso, também existem outros benefícios como, a questão da Tarifa Social de Energia, na qual há um desconto no pagamento de energia das pessoas, o que pode ajudar grandemente na hora dessa pessoa conseguir manter suas contas mais básicas pagas em dia, sendo um benefício muito utilizado pela população.

Como me inscrever no Auxílio Brasil?

Agora nós falaremos inicialmente então, como as pessoas podem fazer para conseguir se inscrever no Auxílio Brasil, o que em geral, é um procedimento muito simples que praticamente não deixa dúvidas. O que elas precisão fazer para se inscrever no Auxílio Brasil, assim como para se inscrever em qualquer benefício é ter acesso ao Cadastro único.

Isso porque, é através desse benefício que o governo consegue validar todas as informações das pessoas e assim então, ter certeza de que elas realmente precisam do auxílio. Em geral, o procedimento é bem simples e requer o preenchimento de um formulário.

1.3

Como validar inscrição Auxílio Brasil?

Mas além de se inscrever no Auxílio Brasil, é preciso também que as pessoas tenham em mente que terão que validar as informações. Isso porque, hoje em dia, com o preenchimento online do formulário, ficou muito mais fácil que as pessoas cometam fraudes, por isso é tão importante essa validação para o governo federal.

Posteriormente, o que ocorrerá é que será agendada uma entrevista no CRAS mais próximo de você onde então, você poderá comprovar todas as informações que você preencheu no site do governo federal. Lembre-se de levar com você todos os seus documentos pessoais e de sua família.

Se gostou, curta e compartilhe: