Como Consultar o Auxílio Brasil
O programa auxílio Brasil 2024 é bem recente e vem com o objetivo de melhorar a vida das famílias que se encontram em situação de pobreza em extrema pobreza. Anterior a ele, as famílias serão beneficiadas com o programa Bolsa Família, mas nesse meio como um substituto e agora tem uma proposta nova para mudar a vida das famílias.
Essa nova proposta trouxe três novos benefícios dentro do programa que não existiam no anterior, cada um deles tem o objetivo de atender as famílias que possuem em sua composição crianças, gestantes e até mesmo um último benefício complementar para as famílias que mesmo recebendo os benefícios iniciais continuam em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Programa Auxílio Brasil
Programas sociais vêm sendo responsáveis por causarem um impacto significativo na vida das famílias, por isso que o governo sempre dá atenção a esses programas e as próprias famílias estão sempre de olho para entender as mudanças, quais são os requisitos necessários para participar, entre outras informações.
Separamos esse espaço para falar um pouco mais sobre o programa auxílio Brasil 2024 que veio para substituir o programa Bolsa Família e que entrou em vigor no final do ano de 2023. Em sua nova proposta, ele tem o objetivo de trazer três tipos de benefícios dentro do e cada um deles visa atender um formato diferente da família brasileira que se encontra em situação de pobreza e extrema pobreza.
Procuramos explicar abaixo como funciona cada um dos benefícios e assim ajudar as famílias a entender a nova proposta que ele está trazendo:
Benefício primeira infância: ele foi criado para atender aquelas famílias que possuem em sua composição crianças com idade entre 0 (zero) e 36 (trinta e seis) meses incompletos. Ele será pago por pessoa que se enquadre nesse requisito, mas tem um limite de 5 pessoas por família;
Benefício composição familiar: esse tipo vai beneficiar as famílias que têm em sua composição pessoas gestantes ou com idade entre 3 (três) e 21 (vinte e um) anos incompletos. Para aquelas pessoas que possuem idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos incompletos é necessário que elas estejam matriculados na educação básica para poder receber o benefício. O limite também é de 5 pessoas;
Benefício de superação da extrema pobreza: será o valor mínimo calculado por pessoa e pago para família caso ela esteja recebendo os dois benefícios acima e mesmo assim continua em situação de pobreza ou extrema pobreza, esse é o tipo de benefício complementar que só será pago caso a família continue nessa situação após receber os benefícios assim.
Como Consultar o Auxílio Brasil?
Depois da liberação da consulta do auxílio Brasil pelo aplicativo ficou mais fácil obter informações sobre esse benefício, principalmente se a família tem direito ao recebimento ou não. Essa é considerada uma das principais dúvidas da maioria das pessoas.
Com o auxílio da internet, os órgãos públicos têm investido cada vez mais para melhorar o atendimento e isso tem refletido nos próprios atendimentos presenciais que acabam ficando menos lotados. Entender como funciona essa consulta vai te ajudar bastante e por isso criamos algumas orientações que são importantes e descrevemos abaixo:
- A consulta pode ser feita pelo aplicativo do auxílio Brasil
- O aplicativo está disponível para Android e IOS
- Não existe nenhum custo para fazer a utilização desse aplicativo e ele fica disponível para ser acessado a qualquer momento.
Seguindo essas orientações colocadas acima você poderá consultar o auxílio Brasil online. Lembrando que como se trata de uma consulta feita pela internet, além de não existir custos, você também não precisa se preocupar com horário, pelo fato de não ter limitações nesse sentido.
Cadastro Auxílio Brasil
Caso você ainda não tenha feito o seu cadastro no auxílio Brasil 2024, primeiro será necessário garantir a participação no programa para que depois você consulte o resultado e saiba se de fato você e a sua família vão conseguir receber o benefício ou não. Acaba que a consulta só funciona para as pessoas que estão realmente cadastradas.
Mesmo que a internet tenha uma série de orientações sobre o programa é sempre importante ressaltar que ainda não é possível fazer a inscrição no auxílio Brasil por aqui, mas existem atendimentos presenciais da sua região onde você poderá procurar para garantir a participação no programa. Veja quais são esses órgãos:
- Prefeitura;
- CRAS
Quando a família vai fazer a inscrição é necessário que ela compareça até o atendimento presencial portando a documentação necessária para realizar a mesma. Além disso, a família passará por um processo de entrevista onde alguns dados serão coletados para poder analisar se a família se enquadra em situação de pobreza ou extrema pobreza.